domingo, 18 de maio de 2008

Educação

Quero começar minha experiência com blog dizendo que eu amo a educação. Minha área de formação, na qual venho atuando desde 1985. Hum... faz tempo...
Nesta caminhada já vi e aprendi muitas coisas...
Vi crianças aprendendo muito com professores que acreditavam nelas e as mesmas reprovando com aqueles que não acreditavam.
Vi crianças criativas, negativas, felizes, sem esperança...
Vi adolescentes que não queriam estudar, mas em um minuto criavam uma peça de teatro ou resolviam meus problemas com a organização de uma apresentação na escola...
Vi professores criando uma educação diferente e também vi professores que não acreditavam na educação...
Vi crianças que não aprendiam porque tinham fome e merenda da escola era sua principal refeição do dia.
Vi professores aprovando e reprovando alunos sem saber realmente o que eles aprenderam, mas também vi mestres centrados na aprendizagem.
Me vi como professora na educação infantil, na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação. Também me vi aluna em todas estes níveis de ensino...
Descobri que o aluno mais pobre da escola pública que trabalhei em 1992 era o que mais sabia mexer nos programas do primeiro computador que compramos para a escola naquele ano. Então aprendi que tinha que repensar sobre exclusão digital...
Um dia descobri a educação à distância e percebi que era uma grande chance de ampliar o acesso à educação. Também vi que a Internet era o grande espaço de comunicação que faltava para a EaD.
Bem...deixei um pouquinho do que tenho descoberto, mas não acabou... logo contarei mais!

7 comentários:

Jorge disse...

Muito bem, Rita. É com profissionais de educação com a sua visão que precisamos para que os brasileiros tenham condições de criar eles próprios uma vida digna.

Unknown disse...

Oi Rita, seja bem vinda ao maravilhoso mundo do Blog. Você vai se divertir com as possibilidades que esta ferramenta traz na área de comunicação.

Rita, eu vou acompanhar os seus “post” para continuar a minha caminhada de aprender a ensinar, publique mais.


Abraços,


Abu

Unknown disse...

"A educação era (até agora) tarefa relativamente simples: bastava descobrir as necessidades da máquina social e depois recrutar e formar o pessoal que a elas correspondesse".

Lauro de Oliveira Lima, Mutações em Educação Segundo MC Luhan, pagina: 18.

"Estou seguindo a minha caminhada, com a ajuda de suas orientações", Abu

Unknown disse...

Oi Rita,

Ao ler o que a senhora escreveu me lembrei de um trecho, de um artigo sobre educação, do Miguel Arroyo.
No trecho contava que uma professora estava em sala de aula e os alunos nem aí para o conteúdo que ela estava passando. Então a professora falou que o conteúdo era essencial para o futuro deles. Uma aluna levantou e respondeu que os professores só se preocupam com o futuro dos alunos, ao invés de se preocuparem com o presente.

É muito bom ter exemplos como o seu, já que estou começando na área de educação,

Abraços,
Jefferson

Unknown disse...

Que chique hein Rita? Agora é uma blogueira! =)

Bem-vinda e sempre que puder escreva. As visitas vem com o tempo e cada uma que chegar com certeza vai favoritar pelo ótimo conteúdo que terá.

Abração!

Giancarlo Proença disse...

Bem-vinda à blogosfera, Ritinha. Se o seu negócio é aprender, então tens muito a nos ensinar. Acompanharei avidamente os posts do blog e certamente o listarei entre os recomendados da Casa Proença (casaproenca.blogspot.com).

Ademir disse...

Rita, que legal! É muito bom aprender com você. Oxalá tivéssemos mais profissionais da sua envergadura. Sem sombra de dúvidas, a disseminação do conhecimento seria diferente.

Realmente, com o advento da internet, a educação a distância cresceu a passos largos nos últimos anos.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Educação a distância (ABED), em 2007, o número de alunos chegou à casa dos 970 mil. E Santa Catarina, por exemplo, é o 8º Estado do País em número de estudantes a distância. O aumento foi de 61,8% em relação a 2004.